Lactase 10.000FCC - 60 Cápsulas - Growth Supplements
O nosso organismo funciona de diferentes maneiras, e cada pessoa possui necessidades específicas para o desempenho e a produção de substâncias no corpo. Cerca de 70% dos adultos no mundo possuem a deficiência de lactase intestinal, que representa a má absorção da lactose – nesses casos, é necessária a realização de um tratamento, por meio de suplementos de lactase.
Lactase é uma enzima essencial responsável pela digestão da lactose em seus componentes, permitindo a captação de glicose e galactose pelo intestino.
Quando dizemos que temos intolerância à lactose, significa que o nosso organismo produz pouca ou nenhuma enzima lactase capaz de digerir a lactose, que é o açúcar do leite, presente também nos derivados lácteos.
Para que serve a Lactase
A intolerância à lactose pode ser relacionada à perda reduzida ou completa da atividade de enzima lactase, com a deficiência primária de lactase, conhecida também como hipolactasia do tipo adulto - e à deficiência congênita de lactase desde o nascimento. Em outros casos, a deficiência pode acontecer devido a lesões do intestino delgado, como pacientes que fizeram procedimentos mais agressivos como quimioterapias ou tiveram parasitas intestinais³.
Em ambas as situações, o fator genético é o mais importante para determinar se você terá ou não a deficiência, pois, mesmo com o consumo alto de leite ao longo da vida, pode-se desenvolver uma deficiência no seu organismo não relacionada ao alto consumo, mas, sim, à ausência de produção de enzimas do próprio organismo.
A enzima digestiva lactase tem papel fundamental, é produzida e secretada pelo sistema gastrointestinal, auxilia o complexo processo de hidrolise responsável por permitir a passagem dos nutrientes pela parede do intestino, processo este chamado de absorção de nutrientes.
Vejamos um exemplo à intolerância à lactose: se você consome produtos lácteos e leite sem o suplemento lactase, esse açúcar ficará acumulado no intestino grosso e fermentará por ação de bactérias, ocasionando a produção de ácido lático e gases, surgindo sintomas gastrointestinais, como inchaço na região da barriga, diarreia, cólicas, flatulência e dores abdominais¹.
Desse modo, a suplementação tornou-se um método considerado confiável para pacientes que apresentam os sintomas gastrointestinais e querem continuar ingerindo alimentos de maneira moderada e com orientação médica.
Quando tomar Lactase - Indicação
A indicação para consumo correto da lactase deve ser orientada por um profissional da área da saúde e que tenha conhecimento da origem e do histórico clínico da sua deficiência à lactase. O mais comum é a recomendação da suplementação lactase para manter uma dieta sem a restrição dos alimentos de lactose e derivados lácteos, justamente para não perder outras substâncias presentes nos alimentos.
Nos bebês, por exemplo, o suplemento da lactase infantil é utilizado como forma de amenizar as cólicas de crianças que apresentam a deficiência da enzima desde o nascimento (deficiência congênita). Porém, recomenda-se que não seja realizada a baixa ingestão de leite, pois pode causar ausência de cálcio e vitamina D, afetando o desenvolvimento de ossos e dentes dos bebês.
É muito importante também que você tenha ciência da indicação e prescrição nos rótulos dos suplementos, como o comprimido lactase - que é recomendado apenas para pessoas maiores de 19 anos e não pode ser consumido por gestantes, lactantes e crianças.
Como tomar Lactase?
Existem diversas maneiras de repor a lactase em nosso organismo – entre elas, a lactase comprimido, a lactase gotas, entre outras. O resultado do consumo da lactase via enzimas exógenas é o mesmo produzido pelo nosso organismo² e, na maioria das vezes, não apresenta efeitos colaterais.
Sugere-se que os suplementos via oral sejam ingeridos antes de cada refeição que contenha alimentos com lactose e derivados lácteos – como iogurte, sorvete, queijo, manteiga, creme de leite, entre outros –, e a dose deve ser ajustada conforme as necessidades individuais.
Os ingredientes podem variar de acordo com cada tipo de suplemento de lactase, como o comprimido, que é composto por antiaglutinantes (carbonato de cálcio), estabilizante (croscarmelose sódica), antiumectante (dióxido de silício), lubrificante (estearato de magnésio, copolímero enxertado de álcool polivinílico, talco e polietilenoglicol) e corantes (dióxido de titânio ins 171).
Para conhecer mais sobre as especificações e propriedades de cada produto, leia a descrição dos suplementos lactase.